Trabalhos
Leia atentamente as informações abaixo antes de submeter seu trabalho
- Tipos de trabalhos aceitos: série de casos*, revisão bibliográfica, pesquisa original, retrospectivo ou prospectivo; * Observação: relatos de casos únicos não serão aceitos.
- Resumos incompletos ou fora dos critérios não serão aceitos para avaliação;
- Não será possível editar os dados do trabalho e/ou autores após o término do prazo de submissão;
- Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações e comunicações sobre o evento serão feitas por ele (confira sempre seu SPAM/Lixo eletrônico).
- Não serão aceitos trabalhos publicados e/ou apresentados anteriormente.
1. Inscrição e Autoria
a. O autor responsável pela submissão deverá estar inscrito no evento;
b. Não há limite de submissão de resumos por inscrição. É possível adicionar até 10 (dez) autores, sendo 1 (um) autor e 9 (nove) coautores;
c. Poderá ser vinculada somente 1 (uma) instituição a cada autor;
d. Certificado: será disponibilizado em até 7 (sete) dias úteis após o término do evento apenas um certificado de trabalho aprovado para cada trabalho aceito com o nome do autor e coautores. O certificado ficará disponível no site do evento, na área restrita do autor responsável pela submissão;
e. Conflito de interesses: qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo. É responsabilidade dos autores a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho.
2. Áreas técnicas
a. Uro-Oncologia
b. Urologia Pediátrica
c. Disfunções Miccionais: Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica
d. Infecção
e. Infertilidade
f. Disfunção Sexual
g. Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
h. Litíase / Endourologia
i. Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora
j. Transplante Renal / Miscelânea
3. Modalidades de submissão de trabalhos
a. Apresentação oral*
b. Pôster eletrônico;
c. Vídeo*.
* Caberá à Comissão Científica determinar quais trabalhos serão aceitos para apresentação oral.
4. Resumo
a. Serão aceitos resumos nos idiomas português, inglês e espanhol.
b. Caracteres: máximo 2.300 não incluindo espaços e pontuação, incluindo título, corpo do resumo e tabelas (imagens não serão aceitas);
c. Instruções:
i. O título deve expressar o conteúdo do resumo;
ii. O resumo não deve conter abreviações, nome de autores, nome das instituições;
iii. Deverá ser inserido na plataforma em espaço pré-determinado e indicado para este fim;
iv. Deve estar estruturado da seguinte forma:
- Título
- Introdução e objetivo
- Método
- Resultados
- Conclusão
Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após o término do prazo de submissão.
5. Vídeo
a. Os trabalhos em vídeo deverão ser submetidos enquanto resumo, seguindo as diretrizes do item 04 (quatro).
b. Caberá à comissão científica definir se serão aceitos para apresentação oral ou não.
6. Prêmios Dr. Sérgio Aguinaga e Dr. Gilberto Menezes de Goes
a) Para concorrer a um dos prêmios, é necessário o envio do trabalho completo em formato PDF, segundo a formatação de um artigo científico:
- Máximo 2.500 palavras (excluindo resumo);
- Máximo 30 referências;
- Tabelas e ilustrações devem ser enviadas separadas do texto no final do PDF. Não exceder mais de 10 ilustrações.
- Deve estar estruturado em: resumo, introdução, material e método, resultado, discussão, conclusão, referências, tabelas e legendas.
b) O trabalho completo deverá estar em português.
O envio do arquivo é obrigatório caso deseje concorrer às premiações.
c) No cadastro do resumo, selecione a opção de prêmio ao qual deseja concorrer.
d) Para o prêmio Dr. Sérgio Aguinaga são considerados os trabalhos de pesquisa clínica.
e) Para o prêmio Dr. Gilberto Menezes de Goes são considerados os trabalhos de ciência básica.
7. Trabalhos aprovados
7.1 Os trabalhos aprovados para E-poster serão publicados no site do evento e serão expostos em forma de painel eletrônico no evento, sem a necessidade da presença do autor. Veja abaixo as regras para elaboração de seu E-poster:
a) Posters produzidos fora do template oficial serão desconsiderados (clique para baixar o template);
b) Seu e-pôster deverá ser enviado no formato PDF;
c) O título deve ser o mesmo do resumo;
d) Após o título deverão constar o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais, separados por ponto e vírgula;
e) Insira imagem, fotos e tabelas se for o caso;
- Fonte: estilo Arial ou Calibri
- Título: tamanho 11
- Conteúdos: tamanho 9
- Referências: tamanho 7
- Utilize negrito para evidenciar
- Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
- Especificação: tamanho A4, salvo em PDF e posição vertical (retrato).
f) Para submeter o arquivo, acesse sua área restrita e clique em re-submissão. Envie seu e-poster no campo indicado para tal. Arquivos submetidos em outros campos não serão aceitos.
7.2 Para os trabalhos aprovados em Vídeo:
a) Os trabalhos aprovados deverão enviar um vídeo de no máximo 4min.
b) As informações de envio do vídeo serão enviadas por e-mail para o autor responsável junto com a confirmação de aprovação.
c) Caso os trabalhos sejam selecionados para apresentação oral, esta consistirá na exibição do vídeo de quatro (04) minutos seguido de três (03) minutos para perguntas e respostas. Nesse caso, é necessário que um dos autores listados no trabalho esteja presente para o momento de questionamentos. Será considerado o arquivo enviado no item “b” desse tópico e não serão aceitos novos arquivos no dia do evento.
7.3 Os trabalhos aprovados para Apresentação Oral terão seus resumos publicados no site do evento além da apresentação em data e hora específicos no evento.
a) É necessário que um dos autores listados no trabalho esteja inscrito / presente no evento e realize a apresentação.
b) A apresentação oral deverá ter um tempo total de 08min, sendo: 5min de apresentação e 3min para perguntas e respostas.
8. Avaliação
Uma comissão designada pela comissão Científica do CBU 2025 será responsável pela avaliação dos trabalhos científicos submetidos. Os critérios de avaliação privilegiam: originalidade, metodologia científica, análise dos resultados, impacto dos achados.
9. Premiação
9.1 Prêmio Dr. Sérgio Aguinaga
a) A premiação será concedida ao melhor trabalho clínico inscrito no congresso.
b) Apenas os trabalhos aprovados para o formato de Apresentação Oral podem concorrer ao prêmio.
c) Do prêmio: medalha, certificado e valor em dinheiro a ser definido pela diretoria SBU.
9.2 Prêmio Dr. Gilberto Menezes de Goes
a) A premiação será concedida ao melhor trabalho em pesquisa básica inscrito no congresso.
b) Apenas os trabalhos de aprovados para formato de Apresentação Oral podem concorrer ao prêmio.
c) Do prêmio: Do prêmio: medalha, certificado e valor em dinheiro a ser definido pela diretoria SBU.
9.3 Prêmio melhor Pôster Eletrônico
a) A premiação será concedida ao melhor pôster eletrônico dentre todas as áreas do congresso.
b) Apenas os trabalhos da categoria “Pôster Eletrônico” podem concorrer ao prêmio.
c) Do prêmio: certificado de menção honrosa ao primeiro colocado.
10 Datas e prazos
a) Data limite para submissão dos resumos: 15/07/2025.
b) Resultado dos trabalhos aprovados: 15/08/2025.
c) Período de envio dos posters eletrônicos (submissão do PDF) ou vídeos dos trabalhos aprovados: 16/08/2025 a 15/10/2025.